Já que estamos na onda dessas lindas canecas de cobre que postamos hoje de manhã, que tal conhecer um pouco mais sobre a história por trás delas?
Durante o final dos anos 30, a empresa de vodka russa Smirnoff estava prestes a entrar em falência. Em 1941, o empresário de bebidas John G. Martin resolveu investir 14 mil doláres para chamar a marca de sua. O homem foi considerado maluco, já que durante aquela época, em clima de Guerra Fria, o que os americanos menos gostariam de beber era algo provindo da Rússia.
Um dia, visitando o famoso bar Cock’n Bull, em Los Angeles, de seu amigo Jack Morgan, descobriu que ele também tinha um empecilho parecido: um estoque encalhado de Ginger Beer (cerveja de gengibre). Foi então que John teve a brilhante ideia de juntar o útil ao agradável e misturar sua vodka com a cerveja de Jack para criar um coquetel.
E aí começa uma das controversas na história da bebida: uma delas é que a imigrante russa Sophie Berezinski foi para os Estados Unidos com 2.000 canecas de cobre com o objetivo de vendê-las. Então, a moça teria tido sorte ao encontrar a dupla no Cock n’ Bull. Outra versão é que a namorada de Jack, Ozaline Schmidt, havia herdado uma fábrica que usava o cobre como matéria prima, ouviu a conversa dos amigos e resolveu fazer parte do negócio.
E aí começa o truque do marketing: Martin adquiriu uma câmera no estilo polaroid (uma grande inovação para a época), e passou a frequentar bares ensinando como fazer o drink. Após, ele tirava uma foto do bartender segurando uma garrafa da vodka Smirnoff e uma caneca com Moscow Mule. Após, usava as fotos para que os outros bares soubessem do sucesso da novidade.
Independente da história, a primeira versão do Moscow Mule nasceu a partir de vodka, cerveja de gengibre e um toque de limão na charmosa caneca de cobre, que ajuda a manter a bebida gelada por mais tempo.
No Brasil costuma ser carinhosamente chamada de “drinque da canequinha” e geralmente servido com espuma, receita que sofreu adaptação no Brasil e que não tem nada a ver com a receita original como vemos nas fotos é uma adaptação brasileira, criação de Marcelo Serrano, que resolveu criar uma espuma de gengibre caseira pela dificuldade de se encontrar cerveja de gengibre no Brasil.
E pra fechar bem a matéria, vamos deixar aqui a receita do famoso drink:
Receita de Moscow Mule
-15 ml de suco de limão
-60 ml de vodka
-180 ml ginger beer
Coloque o suco de limão em uma caneca de cobre (que você pode encontrar em nosso site clicando aqui), adicione gelo e coloque a vodka e mexa levemente. Por ultimo acrescente o refrigerante de gengibre mexa e aprecie um coquetel delicioso.