iluminação

Como a iluminação influencia na sensação de temperatura dos ambientes.

Durante as estações mais frias do ano é comum que as pessoas busquem alternativas para deixar os ambientes mais aconchegantes e aquecidos. E, sem dúvida, uma das maiores preocupações é com a residência, local onde se busca o descanso e o relaxamento e uma boa forma de se conseguir esse resultado é com a iluminação.

A temperatura da luz define a cor e interfere definitivamente no clima do espaço, para um ambiente mais quente e aconchegante, o recomendado é uma iluminação amarelada. Com esse tipo de luz aliada ao revestimento utilizado nas paredes e no forro é possível obter um resultado extremamente confortável.

O uso de lâmpadas corretas pode trazer a sensação de ambiente mais quente. “As que são indicadas para essa finalidade são aquelas que possuem temperatura de cor abaixo de 3000k. As embalagens normalmente indicam se trata de uma luz fria, morna ou quente, mas o ideal é sempre testar a lâmpada e ter a ajuda de um profissional para a escolha”.

Mas nem sempre a iluminação aquece de fato o ambiente, porém ela pode dar a sensação de calor, por meio da cor da lâmpada. “Em Curitiba, por exemplo, que é uma cidade fria, as pessoas costumam gostar mais de tonalidades de lâmpadas que puxam mais para o amarelo e lembram o verão e a luz solar em um dia de tempo aberto. Essas lâmpadas não necessariamente esquentam, mas elas passam uma sensação de aconchego que atrai as pessoas de regiões mais frias. Já em cidades com clima quente, a procura é maior por lâmpadas brancas, pelo efeito contrário”.
Resultado de imagem para como a iluminação influencia na sensação de temperatura dos ambientes
Além da sensação de aconchego, algumas lâmpadas realmente podem esquentar um ambiente, apesar de não serem indicadas pelo consumo excessivo de energia elétrica.
Então, na hora de escolher a lâmpada, você pode optar pela tonalidade da luz do por do sol, amarelada, é mais romântica, mais relaxante, mais aconchegante, enquanto as luzes brancas estimulam o cérebro. Por isso, lâmpadas amarelas são mais indicadas para ambientes como o quarto, onde precisamos estar relaxados. Já as luzes brancas são perfeitas para escritórios e locais de trabalho e estudo, onde precisamos de atenção.

COMPARTILHE ESSE POST

ARTIGOS RELACIONADOS

SOBRE

GABRIELLE ABRÃO

Meu hobby sempre foi a
decoração..,ora da minha casa, ora do
meu escritório, da casa das pessoas
próximas. Nas viagens, a decoração
dos hotéis me encanta! Adoro ver
todos os detalhes!

Encontre-me nas redes sociais

MAIS VISITADOS

ARQUIVOS

CATEGORIAS