A bebida é uma parte essencial no banquete do seu casamento e a maneira como ela é apresentada e servida também.
Taça de licor, espumante, vinho tinto. Old fashioned, balloon snifter e, veja só, tem até copo de cachaça! A variedade de tipos de copos e taças pode ultrapassar a casa das centenas, tornando a escolha dos copos uma tarefa pra lá de complicada.
Por isso, separamos as melhores dicas na hora de eleger os itens que mais combinam com sua festa de casamento e, assim, tornar inesquecível a experiência à mesa.
Quais tipos de copos escolher?
A escolha dos copos começa pelas bebidas que serão oferecidas na festa. Responda as perguntas: “Quais drinks estão na carta? A festa terá bar? Quais bebidas serão servidas durante o jantar?”. Na mesa, os principais tipos de copos são:
Taça de água: Maior que a taça de vinho tinto, serve também para sucos e refrigerantes.
Taça Bordeaux: Foram feitas para abrigar vinhos tintos mais encorpados e ricos em tanino. É indicada para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Tannat.
Taça Borgonha: Em formato balão, possui bojo maior que a taça Bordeaux e é ideal para vinhos complexos e concentrados, produzidos principalmente a partir da uva Pinot Noir.
Taça de vinho branco: Possui bojo um pouco menor que a taça de vinho Borgonha.
Taça flute: Com cabo alto e bojo comprido e estreito, especialmente desenvolvida para o serviço de champagne e espumantes em geral, porque conserva as borbulhas.
Sherry: É um cálice maior que o licor e menor que o de vinho e usado para vinhos fortificados, xerez ou vinho do porto.
Há ainda taças para bebidas como coquetéis, cerveja, conhaque (balloon snifter), cafés e drinques, além de copos de aperitivos e uísque (old fashioned).
Taças que esbanjam estilo
Após definir quais as bebidas e os copos que serão utilizados para servi-las, é a vez de definir os objetos quanto ao estilo, cores e material. “A escolha dos copos deve obedecer uma harmonia com o restante dos itens da mesa como talheres, sousplats e toalhas”, ensina a decoradora Julia Verzon. “Além disso, as cores deste item devem compor com a paleta de cores do casamento e todos os elementos da decoração devem seguir uma mesma linguagem”, completa. Sabe aquele detalhe filetado dourado na taça ou o desenho lapidado ao redor do copo? Eles também devem conversar com o resto da decoração.
Na prática, o uso das clássicas taças bico de jaca são um bom exemplo. Românticas e com ar rústico, elas podem ser em vidro ou cristal, lapidadas à mão ou prensadas, e são encontradas nas mais diversas cores. Elas são usadas principalmente em festas que também seguem o estilo romântico com ar retrô.
Fonte: revista.icasei.com.br