Dizem por aí que a prata está longe de ter o poder e a sofisticação do ouro, mas nós sabemos que não é bem assim!
Estes metais podem até não se equivaler em valores, mas em beleza ambos dão um show e ficam lindos quando integrados à decoração da casa.
A decoração prata da casa
Assim como qualquer outro estilo decorativo, a decoração prata exige cuidado e bom senso para não deixar o ambiente metalizado demais ou cafona. O segredo? Sempre equilibrar tudo para harmonizar e deixar o décor com a sua cara.
Seja no banheiro, sala ou cozinha, os itens prateados nos rodeiam. É só observar as torneiras, luminárias ou aquele jogo de jantar St. James que você não se descuida um segundo. Algum item com este metal é um padrão nas residências e escritórios. Mas aqui, em especial, a decoração prata surge como protagonista do espaço e é aplicada em locais que vão além dos acessórios e utensílios.
Papel de parede com detalhes em cinza e o brilho da prata, poltronas, almofadas e mobiliários. Sim, praticamente tudo pode ter um toque metalizado.
Nas inspirações trazidas aqui, é fácil perceber a mescla de elementos diferentes que não se contrapõem, pelo contrário, deixam o ambiente lindo. Invista em molduras e arranjos florais para o quarto e na cozinha e banheiro, os revestimentos prateados e os acessórios em aço são destaque.
A decoração prata combina muito com mobiliários modernos, linhas retas e ângulos. No entanto, seu espaço não precisa ser todo ‘temático’, pois o metal pode estar presente nos pequenos detalhes. Seja uma mesinha de centro ou uma escultura. Só tomem cuidado ao mesclar este material com estilo mais antagônicos, como o retrô e o rústico, que tendem a ser mais simplistas e menos carregados de formas ousadas e que valorizam a tecnologia.
Posso mesclar a prata com outras cores?
Para quem quer algo mais descontraído, muitas cores combinam com a prata, o que dá um ponto a mais para este material versátil! Toques de vermelho, azul ou amarelo deixam a decoração alegre e irreverente. Já as cores mais escuras, como o cinza e o preto tendem a diminuir o ambiente e deixá-lo mais austero, por vezes até minimalista.
Veja só, até com o dourado a prata cai bem. E com espelhos então!
De maneira geral, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio, ou seja, tentar deixar o ambiente bonito, sem esquecer de personalizá-lo do seu jeitinho. Afinal, mais do que ter um espaço à la revista-moderna-internacional, é preciso adequar cada cantinho ao que você precisa, priorizando o aconchego sempre!
.
Fonte: blog Montacasa