Ser uma boa anfitriã para receber os amigos em casa pode ser um pouco mais complexo do que se imagina. É preciso planejamento, organização e, o principal de tudo, ser você mesma para deixar os convidados à vontade e curtir o almoço, jantar ou o minievento.
É preciso conhecer os convidados. O anfitrião precisa saber quem são essas pessoas, se trarão acompanhantes e entender o seu estilo para não cometer gafes. Às vezes o convidado tem alguma restrição alimentar e o anfitrião pode errar na decisão do cardápio, além de outros fatores.
Os exageros também precisam ficar fora da lista. Convidar mais pessoas do que o espaço que sua casa comporta é um grande erro. Além disso, querer agradar demais os convidados pode deixá-los desconfortáveis. O ideal é ser você mesma e oferecer a eles o que faz parte da sua realidade. Não exagere com as insistências. Deixe-os à vontade.
Outro ponto importante para receber bem é a organização, que deve ser feita com certa antecedência. O convite, também, pois algumas pessoas não gostam de serem convidadas de última hora.
O convite deve ser feito com uma semana antecedência para a pessoa se planejar. Isso vale também, para a anfitriã se organizar com o cardápio e os preparativos. Não há problemas em insistir para a pessoa confirmar a presença, afinal você precisa saber o que e a quantidade dos itens para a sua compra. O ideal é que o cardápio seja definido com uns cinco dias antes e a compra com dois dias, essa antecipação ajuda a anfitriã a ficar mais tranquila no dia do evento.
Deixar a mesa posta, a casa organizada, e fazer o preparo da comida e sobremesa precisa ser antes de os convidados chegarem.
Se o intuito é servir à mesa, é muito melhor que a pessoa já prepare tudo e tenha tempo conversar e ficar tranquila com os amigos. Porém, quando a pessoa tem uma cozinha gourmet e quer cozinhar com eles a situação é diferente. Para não errar no cardápio, é sempre bom ter mais de uma opção do jantar, bebida e sobremesa ou mesmo optar por pratos simples, já que os convidados podem ter gostos bem diferentes. Tentar fazer aquela receita pela primeira vez também pode ser um fiasco.
Pedir para os convidados levarem algo não é problema, desde que eles sejam amigos mais próximos. Se são conhecidos, aceite apenas se o convidado lhe perguntar ou mesmo se levar no dia. Faz parte de um bom convidado levar um agrado para o anfitrião. E não precisa ser nada caro. O valor é simbólico e não financeiro.
Os cômodos devem estar organizados e, se quiser, feche as portas dos outros ambientes da casa. Em relação ao banheiro, Ingrid diz ser preciso ter um cuidado especial, conferindo se está tudo certo com as toalhas, papel higiênico, sabonete, e até o odor.
Uma ótima dica é em relação à presença de crianças no dia. Se seus amigos forem levar crianças, crie para elas um centro de atividades com folhas para colorir, lápis de cor, giz de cera. Assim elas ficam entretidas e o seu convidado não precisa ficar incomodado ou ter que ir embora cedo por conta da criança.
Então, para receber bem em casa, basta agir com naturalidade, se organizar, planejar e principalmente curtir a noite. Se fizer isso os convidados curtirão mais e com certeza terão vontade de voltar à sua casa.