1543849010073-sorvete

Receitas de delícias para o almoço de dia das Mães

Um dia tão especial não pode deixar de ter uma mesa farta, linda e animada.

A Maison Gabrielle tem diversas opções de produtos para deixar esse dia ainda mais inesquecível, consulte o nosso site e veja as opções, www.maisongabrielle.com.br

Separamos 2 receitas de doces para esse dia, segue aqui, com toda admiração e respeito pela Rita Lobo e o site www.panelinha.com.br

Bolo de sorvete com calda de caramelo

PARA O SORVETE

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

2 ½ xícaras (chá) de leite

3 ovos

½ xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela média e as claras para uma tigela de inox ou vidro – elas serão aquecidas em banho-maria.

Numa panela média, misture o leite condensado com o leite e leve ao fogo médio até começar a ferver, mexendo de vez em quando para não formar nata.

Assim que o leite começar a ferver, abaixe o fogo e, de concha em concha, regue metade da mistura de leite quente sobre as gemas, mexendo bem com um batedor de arame – esse processo, chamado temperagem, evita que as gemas cozinhem com o excesso de calor. Então, junte volte a mistura de leite com gemas para a panela, adicione o extrato de baunilha e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo com uma espátula, até formar um creme mais espesso. Para verificar está no ponto, cubra as costas de uma colher e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não pode escorrer.

Transfira o creme para uma tigela grande e deixe amornar sobre uma travessa com gelo e água – a ideia desse banho-maria invertido é acelerar o resfriamento.

Enquanto o creme esfria, forre com filme uma fôrma retangular de 28 cm x 11 cm x 7 cm – é importante cobrir bem toda a fôrma, para ficar mais fácil de desenformar o bolo.

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria. Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de 2 minutos –  cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, retire uma porção da mistura com uma colher e usando a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira as claras com açúcar para a tigela da batedeira e bata por 5 minutos até formar um merengue: comece em velocidade baixa e vá aumentando gradualmente. Cuidado para não bater demais as claras, se o merengue ficar muito firme, vai ser mais difícil de misturar com o creme de gemas.

 Retire o creme de gemas do banho-maria invertido. Adicione ⅓ do merengue batido ao creme e misture bem com o batedor de arame para incorporar. Acrescente o restante do merengue e misture delicadamente com uma espátula, em movimentos de baixo para cima, para não perder a aeração.

Com uma concha, transfira a base do sorvete para a fôrma e nivele a superfície com a espátula para deixar bem retinho – bata levemente a fôrma contra a bancada para o sorvete se acomodar melhor e ficar sem buracos depois que congelar. Cubra com filme e leve ao congelador por no mínimo 5 horas para firmar (se preferir prepare no dia anterior).

Fonte: https://www.panelinha.com.br/receita/Bolo-de-sorvete-com-calda-de-caramelo

Torta de Limão

PARA A MASSA

INGREDIENTES

1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo

100 g de manteiga gelada em cubos

3 colheres (sopa) de açúcar

1 ovo

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga gelada em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia.

Modele a massa numa bola e achate levemente para formar um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 30 minutos (se preferir, deixe de um dia para o outro). Enquanto isso, prepare o creme de limão.

PARA O CREME DE LIMÃO

INGREDIENTES

8 gemas

1 xícara (chá) de açúcar

caldo de 3 limões (cerca de ½ xícara)

100 g de manteiga gelada em cubos

½ colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Sobre uma panela pequena, peneire as gemas – reserve 3 claras em uma tigela para preparar o merengue da cobertura. Junte o açúcar às gemas na panela e misture bem com um batedor de arames para dissolver. Junte o caldo de limão e o extrato de baunilha.

Leve a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula de silicone por cerca de 10 minutos até engrossar levemente – passe a espátula por todo o fundo e laterais da panela, para o creme não grudar. Atenção para o ponto: o creme deve ficar espesso como um mingau e num tom de amarelo opaco.

Sobre uma tigela, passe o creme de limão por uma peneira (limpa) para elimina gruminhos de gema cozida.

Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada aos poucos, mexendo vigorosamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar – o creme de limão fica mais espesso e brilhante. Cubra com filme, em contato com o creme, e leve para firmar na geladeira por pelo menos 20 minutos antes de montar a torta (se preferir, prepare o creme no dia anterior).

PARA ABRIR E ASSAR A MASSA

INGREDIENTES

grãos de feijão cru

3 claras

1 xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro, dois sacos plásticos para alimento e papel-manteiga.

Coloque a massa entre os dois sacos plásticos abertos – a massa doce é mais quebradiça e pode rachar, os sacos ajudam a manter a textura e o formato além de evitar da massa grudar no rolo e na bancada. Com o rolo de macarrão comece a abrir o disco de massa mantendo o formato circular – no começo ela é mais dura e resistente e as laterais tendem a rachar. Continue abrindo e, se necessário, pressione as bordas com as mãos para eliminar as rachaduras e manter o formato. A massa vai ficando mais maleável e menos quebradiça conforme é aberta.

Abra a massa até formar um círculo 5 cm maior que o diâmetro da fôrma. Retire o plástico de cima e vire a massa de uma só vez sobre a fôrma. Com cuidado, pressione o centro da massa no fundo da fôrma e vá ajeitando as laterais, para deixar a torta bem retinha – aproveite o plástico para alisar a massa e não deixar a torta com marcas de dedos.

Retire o plástico que sobrou na massa e, com uma faca (ou carretilha), corte o excesso da borda para nivelar a altura – a torta deve ficar com pelo menos 4 cm de altura.

Para decorar a lateral da torta: com a ponta de uma colher de sobremesa, pressione delicadamente a massa da lateral e puxe para fazer o corte. O resultado é uma coroa. Junte todas as aparas de massa e reserve na geladeira – você pode  fazer biscoitinhos

Leve a fôrma com a massa à geladeira por 20 minutos para firmar – assim não corre o risco de as laterais baixarem na hora de assar. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Fure todo o fundo da massa com um garfo (ou palito). Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha com o feijão cru – os grãos servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por 20 minutos até as laterais começarem a dourar.

Tire do forno e, com cuidado, retire o papel com os feijões. Volte a massa ao forno deixe assar por mais 10 minutos, até que o fundo doure levemente – o fundo da massa deve perder o aspecto de crua e ficar mais sequinho. Deixe esfriar completamente antes de desenformar e rechear.

https://www.panelinha.com.br/receita/Torta-de-limao-com-merengue

COMPARTILHE ESSE POST

ARTIGOS RELACIONADOS

SOBRE

GABRIELLE ABRÃO

Meu hobby sempre foi a
decoração..,ora da minha casa, ora do
meu escritório, da casa das pessoas
próximas. Nas viagens, a decoração
dos hotéis me encanta! Adoro ver
todos os detalhes!

Encontre-me nas redes sociais

MAIS VISITADOS

ARQUIVOS

CATEGORIAS