O final do ano se aproxima e as celebrações de Natal se aproximam em todo o mundo!
Você sabia que a árvore de Natal teve inicio na Alemanha? Aliás a Alemanha é um dos países onde a celebração do Natal é vista em todos os lugares, nessa época do ano os mercados de Natal iluminam a cidade com tudo o que se possa imaginar para decorar e celebrar a data.
Conhecidos também como Mercados de Natal ou Christkindlmarkt e Weihnachtsmarkt, geralmente, são realizadas nas praças públicas da cidade e reúnem comidas típicas, barracas de doces, artesanato e muitas opções de presentes. Tudo isso preparado para receber da melhor forma os moradores locais e turistas.
Cada país traz a sua tradição conforme suas crenças e religião, um fato é comum a todos: A troca presentes é uma das tradições mais antigas. Segundo registros, o costume pode ter começado para competir com os festivais pagãos, que ocorriam no final de dezembro.
Origem da árvore de Natal
A árvore de Natal surgiu de duas tradições alemãs: a árvore do paraíso, que se refere à tentação de Eva de comer a maçã, e a pirâmide de natal, uma pirâmide feita de prateleiras preenchida com pequenas figuras natalinas.
FOTO DE HULTON ARCHIVE, GETTY IMAGES
As famílias dos Estados Unidos adotaram essa tradição das árvores de Natal mais amplamente após 1850, quando a revista da Filadélfia Godey’s Lady’s Book republicou a cena natalina da família real do jornal Illustrated London News. Mas a revista fez alguns ajustes, editando a coroa da rainha Vitória e a faixa real de Alberto para fazê-los parecer com uma família norte-americana.
Atualmente, a iluminação de duas amadas árvores de Natal dos Estados Unidos está incorporada ao ritual de festas do país. Em 1923, o presidente Calvin Coolidge supervisionou a iluminação da primeira Árvore de Natal Nacional; passada uma década, em 1933, a cidade de Nova York acendeu a primeira árvore de Natal no Centro Rockefeller, que, desde então, se tornou visita obrigatória a turistas e nova-iorquinos a cada época de festas de fim de ano. Ambas as árvores são iluminadas todos os anos desde então, à exceção de alguns anos na década de 1940, quando ficaram apagadas devido às restrições de iluminação para não chamarem atenção durante a Segunda Guerra Mundial.
Natal ao redor do mundo
O Natal não é mais apenas um festival religioso em muitos países. No Japão, por exemplo, onde o cristianismo é uma religião minoritária, o Natal se tornou uma festa tradicional, com as pessoas adquirindo o hábito de trocar presentes.
Na Espanha e na Itália, as crianças só recebem os presentes na noite do dia 5 de janeiro. Segundo o folclore italiano, uma velha chamada Befana desce chaminés e entrega presentes para as crianças durante a noite, assim como os três Reis Magos levaram presentes ao menino Jesus. Na Espanha, as crianças deixam seus sapatos do lado de fora das casas, cheios de palha e cevada, para os animais dos reis magos se alimentarem. Em troca, recebem presentes.
No México, as pessoas costumam fazer buñuelos, tortillas fritas cobertas com xarope e açúcar de canela, e reproduzir a busca de Maria e José por um lugar para se abrigar e dar à luz o menino Jesus.
Na Islândia, a tradição é dar livros de presente e, depois do jantar de Natal, sentar para passar o resto da noite lendo com a família. Essa tradição teve início na Segunda Guerra Mundial, quando, por conta das restrições às importações, a população começou a presentear com livros, que eram impressos no próprio país.
O Natal dos filmes não poderia faltar nas curiosidades e tradições de Natal ao redor do mundo
O Natal dos Estados Unidos está com certeza entre os mais famosos e conhecidos no mundo. Com filmes clássicos que fazem sucesso até hoje na sessão da tarde, você sabia que na semana natalina por lá também reprisa Esqueceram de Mim, Meu Papai é Noel, Um duende em Nova York e o Grinch?
Mas, mesmo muito similar na essência, algumas características acabam sendo únicas dos norte-americanos. A primeira é que nos mercados dos Estados Unidos você não vai encontrar os nossos tradicionais chocotones e panetones. Em vez disso eles mantém como tradição os gingerbreads, o famoso biscoito de gengibre do Shrek, lembra? Além disso, nos filmes você com certeza já viu alguém sendo presentado com uma bengala de açúcar, o formato desse doce faz referência aos cajados dos pastores que visitaram Jesus quando bebê, por isso está associado ao Natal.
E aqui no Brasil, é um momento de reunir a família e celebrar a união, paz e amor com troca de presentes e mesa farta e bem decorada.
Boas festas a todos.
Fontes: National Geographic